FRUTOS SECOS – VILA VELHA DE RÓDÃO

ATAMAN

A Ataman, também denominada como Companhia do Lucriz – Sociedade Agro-alimentar, é um produtor de frutos secos de Vila Velha de Ródão.
O investimento na cultura da nogueira na freguesia de Perais, no concelho de Vila Velha de Ródão, surge em resultado das relações privilegiadas entre a administração do Grupo liderado pelo empresário turco-canadiano Ural Ataman com agentes económicos e da academia americana que se debruçam sobre a cultura. Com objetivo de avançar para esta produção, há seis anos o proprietário da exploração deu início à pesquisa, em Portugal, de uma propriedade onde pudesse executar o seu investimento. As primeiras aquisições aconteceram em 2016 perfazendo um pouco mais de 500 hectares que compõem a Companhia do Lucriz. Mais tarde foram adquiridas mais algumas parcelas, totalizando cerca de 600 hectares, dos quais sensivelmente 200 estão inseridos no Aproveitamento Hidroagrícola da Coutada/Tamujais.

Neste momento estão plantados 300 hectares de nogueiras. A aposta é feita nas variedades “Chandler” e “Howard”.
A restante área está ocupada por eucalipto e montado de azinho. Mas, existem áreas em que se pensa fazer um investimento em olival, uma cultura tradicional da região para a qual a Companhia tem possibilidades de produção, além de existir uma unidade de transformação de que é associada e com capacidade de produzir azeite de qualidade.

Produtos ATAMAN

  • Noz com casca 500G

    4.00