CAIS DE RÓDÃO

PATRIMÓNIO NATURAL

CAIS DE RÓDÃO E ESTAÇÃO ARQUEOLÓGICA DO ENXARRIQUE

O Cais de Vila Velha de Ródão é um espaço aprazível e um local privilegiado para a prática de desportos náuticos e a realização de passeios no rio Tejo. Complementado com uma agradável área de lazer, é servido por uma ponte pedonal que atravessa a foz do ribeiro do Enxarrique e faz a ligação ao Parque Ambiental do Tejo-Enxarrique. O Parque Ambiental do Tejo-Enxarrique foi criado para valorizar a estação arqueológica da Foz do Enxarrique, um dos sítios arqueológicos e paleontológicos mais importantes a nível internacional.

CAIS DE RÓDÃO E ESTAÇÃO ARQUEOLÓGICA DO ENXARRIQUE
Rua do Porto do Tejo, 155
Cais de Ródão – 6030-198 Vila Velha de Rodão
Estacionamento gratuito. Com miradouro

Posto de Turismo de Vila Velha de Ródão
T: +351 272 540 312 (Chamada para a rede fixa nacional) |
T: +315 963 445 928 (Chamada para a rede móvel nacional) 

PATRIMÓNIO NATURAL EM VILA VELHA DE RÓDÃO

CAIS DE RÓDÃO E ESTAÇÃO ARQUEOLÓGICA DO ENXARRIQUE

Requalificado em 2014, o Cais de Vila Velha de Ródão é um ponto privilegiado de contacto com o rio Tejo. Aí encontramos as melhores condições para a prática de desportos náuticos, podemos realizar passeios de barco no rio e apreciar o património natural e arqueológico de Vila Velha de Ródão.
A ponte pedonal sob o ribeiro do Enxarrique permite a ligação do cais ao Parque Ambiental do Tejo-Enxarrique e à Capela da Senhora da Alagada. O Parque Ambiental do Tejo-Enxarrique foi criado de forma a valorizar a estação arqueológica da Foz do Enxarrique, um acampamento atribuído ao Paleolítico Médio e descoberto em 1982. Aí foram encontrados vestígios de materiais líticos talhados e identificados vestígios de diversos animais, incluindo alguns dos mais recentes vestígios datados da presença do Elefante- europeu neste continente, antes da sua extinção. Outros vestígios encontrados no local apontam para o seu uso como acampamento militar durante o período da presença romana no território português.
No local existem estruturas e painéis que informam sobre a sua importância cultural e científica, uma escavação-escola destinada à prática de trabalho de campo e um espaço verde de recreio e lazer.