PATRIMÓNIO CULTURAL
NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO LINHO E DA TECELAGEM

CARACTERÍSTICAS
Informações e visitas guiadas, com marcação prévia
Estacionamento gratuito
Entrada gratuita
PATRIMÓNIO CULTURAL EM VILA VELHA DE RÓDÃO
NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO LINHO E DA TECELAGEM
A aldeia da Foz do Cobrão está situada entre duas linhas de água que lhe dão beleza e recursos energéticos: o rio Ocreza e o ribeiro do Cobrão. Este ribeiro tornou-se na força que fez mover dezenas de pisões e rodas hidráulicas e associou para sempre a história desta aldeia às indústrias tradicionais do linho e da lã.
A cultura do linho, da preparação da sementeira à produção do tecido, dividia- se em várias fases. Se aos homens cabia a cultura, eram as mulheres que se ocupavam das diferentes etapas que permitiam a transformação das fibras têxteis em meadas prontas a serem usadas no tear, de onde surgiam depois vários tipos de tecidos.
No século XIX, a tecelagem surge como uma atividade industrial de grande importância nesta freguesia. Existiam então vários pisões, rodas hidráulicas e fábricas de fiação, sendo esta uma terra de tecelões, cardadores e fiadeiras. A beleza e arte dos produtos criados a partir do linho e da lã ainda hoje ocupam um espaço de grande relevo na sociedade contemporânea, por isso, o Núcleo Museológico do Linho e da Tecelagem pretende ser uma memória e um alerta para a preservação dos saberes, técnicas e práticas tradicionais.
NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO LINHO E DA TECELAGEM
Rua da Fábrica
6030-012 Foz do Cobrão // Vila Velha de Ródão
T: +351 272 543 149 (Chamada para a rede fixa nacional) – Grupo de amigos da Foz do Cobrão
