A força de um rio na história e na cultura de uma Terra. 

A força de um rio na história e na cultura de uma Terra. 

Vila Velha de Ródão vive à beira-rio. Desde cedo que as margens do Tejo atraíram populações, e aqui pode encontrar vestígios das mais antigas comunidades da história da Península Ibérica. 

É agora motor de desenvolvimento, que leva Vila Velha de Ródão para o futuro. 

Estamos onde o Tejo se torna mais estreito, com 45 metros de largura, e rasga as imponentes Portas de Ródão, consideradas pelo professor Galopim de Carvalho como um dos mais importantes geomonumentos existentes em Portugal. 

Classificadas como Monumento Natural em 2009, constituem um lugar único devido aos seus valores geológicos, paisagísticos, arqueológicos, históricos e biológicos. Faz parte do nosso Património Natural e Cultural.

Vivemos também as histórias e lendas da memória popular. E é também do Rio que nos chega uma das mais conhecidas: A Nossa Senhora da Alagada terá sido lançada ao Tejo em Espanha, numa caixa, para escapar à invasão muçulmana. Deu à margem aqui, onde lhe construíram uma ermida depois de alguns percalços: quando foi encontrada, a imagem foi levada para a igreja matriz, mas, por duas vezes, fugiu daí. Então os moradores perceberam que a virgem queria ficar no local onde foi encontrada e ela aí está, numa igreja alva, com o seu sol e âncora na mão, padroeira de Vila Velha de Ródão.

Parte da Herança cultural inspira-se também nesta presença marcada pelo rio: a atividade piscatória sempre teve um papel fundamental na nossa história e no desenvolvimento económico da região. 

Aos dias de hoje, as iguarias do rio podem provar-se, por exemplo, pelas mãos da Bem Amanhado, uma empresa local, que através da pesca sustentável, desenvolve conservas de peixe do rio, preparadas e confecionadas com métodos e receitas tradicionais da cozinha portuguesa. 

Desde Carpa grelhada, Lúcioperca de escabeche, Fataça estufada ou Savelha confitada, as hipóteses são muitas e estão disponíveis à venda nossa loja online.

Descubra as Terras de Oiro. 

Informações / Posto de Turismo:

Rua do Porto do Tejo 6030-238 Vila Velha de Ródão

Tel. 272 540 312

Share this post